29
Mai
2015

5 dicas práticas para economizar na decoração

Olá meus amores, o post de hoje está super especial. A amiga e blogueira Bia Gonzalez fez um post mostrando algumas maneiras práticas e bem econômicas de mudar a decoração e nos presenteou com ele. O post e todas as dicas são delas, feitos com muito carinho pra gente! Confira!!

Economia e decoração são palavras que podem andar lado a lado se você usar os métodos corretos. Depois que gastei muito dinheiro com designs complicados e algumas vezes até me irritei por não conseguir o que queria, aprendi dicas valiosas que podem te ajudar a decorar melhor sem comprometer seu orçamento.

Tudo depende do que você quer e qual sua disposição para aplicar. A regra de ouro é ter em mente que muitas vezes a solução mais eficiente é também a mais simples. Ambientes como cozinha e banheiro são os mais trabalhosos – tanto pelo tamanho quanto pela importância para a casa. Criar um espaço agradável na cozinha e no banheiro sem gastar muito pode economizar quase metade do orçamento total. Fique atenta nessas dicas:

Melhore seus metais
Comece a ver o conjunto de torneiras como peças de decoração. Se você quer criar um efeito agradável na cozinha ou no banheiro, basta renovar os metais. Você nem precisa mudar toda a estrutura desses cômodos para criar um efeito agradável. 

Invista em tecidos – como toalhas, tapetes e cortinas – e faça-os combinar com os metais. Por exemplo, se quer algo moderno prefira cores de preenchimento; se pretende um efeito mais alegre, use estampas e metais reluzentes; o vintage fica legal com cores bronze.

Entre na estação
Crie mini coleções decorativas com itens do seu buffet. Nesse ponto é crucial manter a combinação com a mobília. Sempre escolho meusmóveis para cozinha pensando em peças clean que possam ser renovadas por outros itens de decoração – isso porque trocar a cozinha uma vez por ano acaba sendo muito caro.

Você pode criar objetos de centro com pedras lavadas ou conchinhas de mar dentro de jarras de vidro; também dá para aproveitar frutas como laranjas, limões, bergamotas ou limas em uma cesta. Assim você traz a natureza para dentro de casa.

Pintura decorativa
Cria um efeito estonteante com pintura decorativa – o famoso Faux Painting. Essa técnica gera uma textura que imita couro, marfim e até denim. Esse é um jeito econômico para trazer uma atmosfera diferente para qualquer ambiente. As lojas de tinta tem muitos exemplos de novas texturas e variedades que você pode escolher.

Mude as maçanetas
Está sem dinheiro para renovar os armários? Relaxe. Você pode instalar novas maçanetas para renovar o visual dos antigos armários da sua cozinha ou do seu banheiro. Quer aumentar o efeito? Faça os metais combinarem também. Maçanetas e torneiras aliados podem ajudar a incrementar o tema da sua decoração.

Faça você mesmo e poupe dinheiro
Passou o tempo onde “faça-você-mesmo” era uma tarefa apenas de pessoas com conhecimentos específicos. Tem muito blog de casamento provando isso que hoje em dia existe um sem número de tutoriais passo-a-passo espalhados por canais no youtube e em revistas digitais. Escolha um projeto e comece! A onda do “do-it-yourself” é muito poderosa no mundo do artesanato e na decoração simples para casamento, vale a pena conferir canais desse tipo para ficar atualizada. Assim você pode economizar dinheiro e criar designs próprios!

Bia Gonzalez: arquiteta, carioca, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino