16
Dez
2019

ALPARGATAS: descubra toda a história, elegância e versatilidade desse sapato

As alpargatas já são, há muito tempo, mais do que uma tendência da moda. Sucesso desde décadas anteriores, elas se popularizaram mundialmente como uma alternativa mais confortável às sapatilhas e já estiveram na passarela de renomadas grifes, como Chanel e Louboutin. Esse calçado está no Brasil desde o começo do século XX, mas foi apenas na década de 1980 que as legítimas alpargatas – iguais às produzidas em Cervera del Rio Alhama, um povoado espanhol reconhecido pela sua tradição com a peça – chegaram por aqui. 


A pioneira foi a marca Cervera, que carrega este nome como uma homenagem e sinal de respeito às origens das alpargatas. Passados muitos anos, elas seguem conquistando gerações e gerações de brasileiros. E convenhamos: a despeito do fato de falarmos sobre acessórios para os pés, a alpargata “caiu como uma luva” por aqui. Tropical, ensolarado e com um constante clima de festa, o Brasil tem tudo a ver com esse sapato, que inspira leveza, conforto, elegância e bom humor.


Um pouco mais de história

A trajetória das alpargatas é milenar. Nesse tempo todo, ela evoluiu, se aperfeiçoou e ganhou os pés de milhões de pessoas, homens,mulheres e crianças, mundo afora. Para entendermos melhor sobre como ela chegou até os dias de hoje firme e forte como um dos calçados mais populares e atemporais, vamos citar o trecho de um artigo científico chamado “História das alpargatas: um modelo resistente ao tempo e ao modismo”:


“A alpargata é um modelo de vanguarda, tem importante papel social e cultural, e é um calçado confortável e democrático. De origem árabe, foi introduzida na Península Ibérica e no sul da França, ganhando o nome de Espadrilles. No Brasil, ficou conhecido inicialmente como calçado espanhol, devido à imigração espanhola no fim do século XIX e pela influência da Argentina e Uruguai, onde já eram populares”.


Para todos os públicos


Se você já escutou alguém dizendo que as alpargatas são “coisa de mulher”, saiba que isso se trata de uma meia verdade. Isso mesmo, uma verdade incompleta. Elas são sim sapatos de mulher, bem como são para homens, crianças, idosos, e todo o tipo de público possível e imaginável. Não há restrições de gênero ou idade. Por isso, além de atemporais, dizemos que esse calçado também é muito versátil.


Apesar de haver outros modelos de alpargatas disponíveis no mercado, estamos falando da Cervera original. Para entender melhor, esse calçado é produzido artesanalmente com a técnica original que o popularizou. Seu solado é feito de juta com borracha vulcanizada, que garante leveza e resistência. O forro e a palmilha são produzidos com lona 100% algodão, para durar muito tempo e garantir conforto aos pés.

Uma companheira para todas as horas

As alpargatas Cervera são extremamente versáteis. Por isso, podem ser utilizadas em diferentes momentos, como passeios, shows, idas ao cinema, peças de teatro, compras no shopping, happy hour no barzinho e, também, como uma peça mais casual para o horário de trabalho. Disponíveis em diversos modelos, cores e estampas, sempre haverá uma para encaixar no seu look e ocasião de forma elegante e agradável.