24
Dez
2019

Armação de óculos de grau: 3 pontos para levar em consideração ao escolher a sua

Há tempos os óculos de grau deixaram de ser só um acessório para correção de um (ou mais de um)

determinado tipo de problema de visão e se tornaram um item relevante e importante no dia a dia.

Escolher a armação do óculos de grau não é somente sobre enxergar melhor. É também design,

conforto e qualidade dos materiais.


Se um dia o óculos de grau já foi motivo de bullying, piada ou chacota, hoje ele é peça fundamental

no look de homens e mulheres que precisam dele para diversas ocasiões da rotina diária. E como parte

de um look, a escolha de uma armação costuma seguir algumas tendências da moda, porém outros

fatores são tão – ou mais – importantes do que simplesmente o design e a beleza.


O indicado é que um oftalmologista decida por um padrão que atenda suas necessidades clínicas. A sua opinião é muito importante, mas a sua saúde é o motivo principal que te leva ao uso de um óculos de grau. Por isso, veja abaixo 3 fatores para levar em consideração ao escolher uma armação de óculos de grau.


  • Tamanho da Armação

Você encontra no mercado modelos diversos de armações de óculos de grau: grandes, pequenas, redondas, quadradas, maiores ou menores que o rosto. Umas pequenas como as de John Lennon, outras enormes como as de Janis Joplin. Apesar da variedade e diversidade de opções para adquirir, a escolha não deve ser feita somente pensando em estética e design.

Se o seu caso exigir lentes bifocais ou multifocais, inevitavelmente você precisará de uma armação de óculos grande, já que uma mesma lente terá seu espaço dividido para dois ou mais diferentes focos. Quanto maior a lente, maior será a área reservada para cada foco (perto, longe, intermediário, etc.).


Logo, armações muito pequenas não são recomendadas para esse tipo de lente, pois a transição do foco (saindo da área do foco próximo para o foco distante) será extremamente dificultado. Por isso é

extremamente importante consultar um profissional de saúde especialista para saber o tamanho ideal da sua armação antes de decidir o tamanho e formato.


  • Qualidade

Além do tamanho da armação, outro fator de muita importância para escolher o seu óculos de grau é a qualidade da sua armação. Peso, durabilidade e o material são alguns pontos que devem ser levados em consideração para quem faz uso diário e constante do acessório. Se você passa o dia com os óculos no rosto e depende dele para as mais diversas atividades da sua rotina, opte por materiais leves e discretos como metais (aço, alumínio, titânio). Se o uso é só para ocasiões específicas (leitura, TV ou num passeio), você pode optar por modelos mais descolados: plástico e madeira, por exemplo, são mais pesados e desconfortáveis, mas vão muito bem em ocasiões específicas e descontraídas.


  • Armação quadrada ou armação redonda

Moda é um conceito cada vez mais democrático e pessoal, o que faz com que as pessoas possam vestir aquilo que desejam e se sintam bem – e isso é maravilhoso! Mesmo que não haja regras para a combinação perfeita, o ideal para harmonização e bom encaixe da sua armação de óculos de grau é conhecer o formato do seu rosto, gerando um contraponto entre o acessório e os traços faciais. Para rostos quadrados, recomenda-se óculos redondo ou os modelos de óculos aviador e óculos retrô, que possuem bordas arredondadas. Para um rosto redondo, o contrário: o ideal é usar óculos quadrado, com design esportivo ou até mesmo o conhecido óculos “modelo gatinho”.  Rosto oval e rosto triangular costumam ser mais “democráticos” e combinam não só com óculos redondos e óculos quadrados, mas também com os óculos gatinho e esportivo.