30
Mai
2023

Regras básicas para uma maquilhagem adequada

As regras básicas de uma maquilhagem adequada podem ajudá-la a conseguir um aspecto natural e atraente. Eis algumas regras básicas a ter em conta:

  1. Preparação da pele: Comece com uma pele limpa e hidratada. Limpe o rosto com um gel de limpeza suave ou um tónico e, em seguida, aplique um hidratante para criar uma superfície suave e pronta para a maquilhagem.
  2. Base: Utilize uma base ou base adequada ao seu tom de pele para criar um acabamento uniforme e disfarçar as imperfeições. Aplique a base uniformemente com um pincel ou uma esponja, espalhando-a por todo o rosto e pescoço.
  3. Correcção: Se tiver áreas problemáticas ou olheiras, utilize um corrector para cobrir essas imperfeições. Aplique uma pequena quantidade de corrector nas áreas problemáticas e esbata-o suavemente para que se misture com a base.
  4. Pó: Termine a maquilhagem com uma fina camada de pó. Este ajudará a reduzir o brilho e a aumentar o poder de permanência da maquilhagem. Aplique o pó em todo o rosto com um pincel grande e fofo ou uma esponja e, em seguida, retire o excesso com cuidado.
  5. Olhos: Realce os olhos com sombra, eyeliner e rímel. Escolha cores que se adaptem à cor dos seus olhos e ao seu estado de espírito. Aplique a sombra de olhos na pálpebra, esbata-a e alise-a, depois aplique algumas camadas de rímel para criar volume.
  6. Blush: Dê vida e acentue as maçãs do rosto com um blush subtil. Escolha uma tonalidade que se adeqúe ao seu tom de pele e aplique o blush ligeiramente nas maçãs do rosto com um pincel, esbatendo-o para obter um efeito natural.
  7. Lábios: Complete a maquilhagem aplicando batom ou gloss nos lábios. Escolha um tom que combine com os seus lábios.

Escolha um tom que se adeqúe ao seu humor e estilo. Se preferir um look natural, escolha tons suaves e naturais de batom que sejam próximos da cor dos seus lábios. Os tons rosa, pêssego ou nude são ideais para um look natural e fresco.

Se quiser acentuar os seus lábios e dar-lhes mais brilho, escolha tons de vermelho, borgonha, fúcsia ou bagas. Estes darão ao seu visual um aspecto distinto e sexy.

Também é importante ter em conta o seu tom de pele. Se tiver um tom de pele quente, as sombras com tons quentes, como coral ou laranja, ficarão bem. Se o seu tom de pele for mais frio, as sombras com subtons frios, como os frutos silvestres ou o azul, ficarão muito bem.

Não se esqueça também do contorno dos lábios. Se quiser criar lábios mais cheios, aplique um tom claro de batom ou gloss no centro do lábio e esbata-o suavemente.

E, mais importante, experimente! Experimente diferentes tons e tonalidades de batom para encontrar o que mais lhe agrada e fica melhor.

Tipos de maquilhagem

Existem muitos tipos diferentes de maquilhagem que podem ser utilizados para obter diferentes efeitos e estilos. Eis alguns dos tipos de maquilhagem mais populares:

  1. Maquilhagem natural (maquilhagem nude): Este tipo de maquilhagem destina-se a criar um aspecto natural e fresco, parecendo que quase não há maquilhagem. Acentua a beleza natural do rosto, esconde as imperfeições e uniformiza o tom da pele.
  2. Maquilhagem de noite: Esta maquilhagem destina-se a ocasiões especiais e a saídas à noite. É mais intensa e expressiva, utilizando sombras brilhantes, eyeliner e batom de tons ricos. Inclui frequentemente contorno e iluminador para criar um efeito de escultura e acentuar as texturas faciais.
  3. Maquilhagem de palco: Este tipo de maquilhagem é utilizado no teatro, no palco e em sessões fotográficas. É muito expressiva e intensa, de modo a que o rosto se destaque à distância e sob luzes brilhantes. Inclui frequentemente cores vivas, contornos e realces nos olhos e nos lábios.
  4. Maquilhagem de casamento: Este tipo de maquilhagem é concebido especificamente para a noiva no dia do seu casamento. A maquilhagem deve ser natural, delicada e duradoura para acentuar a beleza da noiva e durar toda a duração do evento. Normalmente, utilizam-se tons claros e neutros, com realces nos olhos e nos lábios.
  5. Maquilhagem glamorosa: Este tipo de maquilhagem visa criar um aspecto luxuoso e sumptuoso. Inclui frequentemente tons brilhantes e metálicos, alto brilho e contorno. A maquilhagem glamourosa é utilizada em eventos especiais e saídas à noite.

A maquilhagem é um processo criativo e cada um pode adaptá-la às suas preferências individuais, características faciais e eventos. Pode experimentar diferentes técnicas, tonalidades e produtos para criar visuais únicos que se adequem ao seu estilo e disposição.

Existem também outros tipos de maquilhagem, como a maquilhagem de moda, a maquilhagem vintage, a maquilhagem para sessões fotográficas, a maquilhagem para vídeos e muito mais. Use a sua imaginação e experimente diferentes estilos para encontrar o que melhor se adapta às suas preferências e circunstâncias.

É importante lembrar que a maquilhagem não é apenas uma questão de beleza exterior, mas também de auto-expressão e confiança. Por isso, não tenha medo de ser experimental e use maquilhagem que realce a sua personalidade e a faça sentir-se bem.